Família pede por cirurgia para criança que está internada no Hospital Geral
02/12/2019 20:37 em MACEIÓ ALAGOAS

Com pouco mais de um ano de idade, Maria Heloísa sofre de atresia e precisa de cirurgia no esôfago. Está internada desde a última sexta-feira (29) no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, mas até agora não conseguiu o procedimento. 

Luana Gomes, tia de Maria Heloísa, afirma que desde que a sobrinha nasceu recebe cuidados médicos para tratar a doença, mas a situação está se agravando. 

 

"Desde que ela nasceu que não consegue engolir saliva, nem o alimento. Quando ela entrou no HGE já estava com risco de sufocamento e chegou no tempo de fazer cirurgia, mas não conseguimos. Não tem condições dela ficar em casa", explica Luana Gomes.

A tia de Heloisa afirma que protelar a cirurgia é um risco. "Recebemos a informação que havia a possibilidade de realização da cirurgia amanhã, mas não tem anestesista no HGE e, mais uma vez, a cirurgia poderá não ser realizada", completa  Luana Gomes. 

"Quanto antes fizessem essa cirurgia melhor. Essa luta com a minha sobrinha não é de agora ou o equipamento está quebrado, ou não tem anestesista ou não tem UTI. Ela precisa desse procedimento para ter qualidade de vida", explica Luana. 

 O OUTRO LADO

Nota de esclarecimento - criança com estenose esofágica

O HGE esclarece que a bebê M. H. S. A., de 1 ano, está interna na Pediatria devido ao quadro de estenose esofágica. Nesta segunda-feira (2), ainda em recuperação, inexistiu a possibilidade de transferência para o hospital especializado, sendo remarcada para esta quarta-feira (4), conforme o acordado entre os médicos de ambos os hospitais que estão em comunicação. 

 

"Sobre a impossibilidade de se realizar o procedimento no HGE devido à falta de anestesista, o HGE acrescenta que desconhece a motivação, uma vez que o foco está no adequado quadro de saúde da criança para viabilizar transferência segura à unidade especializada; e informa que está disponível para dar mais esclarecimentos a família", diz a nota. 

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE