Justiça dá 20 dias para hospitais de campanha do RJ abrirem
21/05/2020 10:55 em BRASIL

Justiça deu 20 dias para que todos os sete hospitais de campanha do Rio de Janeiro estejam funcionando com capacidade total. Dos 1,3 mil leitos que eram previstos para o tratamento da Covid-19 no estado, apenas 200 estavam abertos até o começo da manhã desta quinta-feira (21).

Dos sete hospitais previstos, apenas o estádio do Maracanã foi aberto. Ainda assim, ela não está operando completamente. O atraso na abertura dos outros seis hospitais de campanha completa 21 dias.

 

Os hospitais do Parque e dos Atletas não entram nesta conta, pois têm gestão de empresas privadas e não do Governo do Estado.

Por telefone, a assessoria da Iabas informou nesta manhã que o novo calendário para inauguração dos hospitais já está definido. Segundo a organização, a segunda parte do Hospital de Campanha do Maracanã será inaugurada ainda nesta quinta-feira, com a entrega de mais 200 leitos. Veja abaixo as datas das próximas inaugurações:

 

  • São Gonçalo - 27 de maio
  • Nova Iguaçu - 29 maio
  • Duque de Caxias - 1º de junho
  • Nova Friburgo - 7 de junho
  • Campos dos Goytacazes - 12 de junho
  • Casemiro de Abreu - 18 de junho

Atualmente, a lista de espera por vagas para tratamento da Covid-19 é de 212 pessoas para leitos de enfermaria e outras 257 que esperam por leitos de UTI no RJ. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a obra teve dois prazos descumpridos. O primeiro dizia que a unidade ficaria pronta no dia 30 de março. A segunda seria nesta quinta (21). De acordo com a prefeitura da cidade, o Hospital Geral de Nova Iguaçu teve que passar por um ajuste para receber mais pacientes.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, o hospital de campanha, com previsão de 200 leitos, deveria ter sido entregue no domingo (17). A rede de saúde da cidade tem 80% de ocupação. Restam 12 leitos no Pronto-Socorro Central, na Praça Zé Garoto, seis nas UPAs do município e oito no Hospital Luiz Palmier. A cidade de Itaboraí está com todos os leitos ocupados.

A Justiça determinou que a organização social Iabas dê uma satisfação sobre a inauguração e abra os leitos em 20 dias.

Os casos do novo coronavírus chegaram a 30.372 no Estado do Rio de Janeiro na última quarta-feira (20), com 3.237 mortes. Foram 158 óbitos e 2.567 casos confirmados em 24 horas. Há ainda 1.045 óbitos em investigação e o número de pacientes recuperados chegou a 25.397.

 

COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE