
Vigilante particular também foi chamado depois de ameaça feita por paciente
Usuários pedem informações sobre funcionamento da UPA
FOTO: EDUARDO ALMEIDA
Guarnições da Polícia Militar (PM) reforçarão a segurança na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes a cada uma hora. A unidade estava fechada aos usuários desde o fim da tarde dessa segunda-feira (02), medida tomada pelos funcionários depois que a equipe plantonista foi ameaçada de morte por um paciente que não conseguiu ser atendido no local. O local reabriu após a garantia do reforço policial.
O desconhecido, segundo testemunhas, ficou revoltado e alertou que voltaria mais tarde para atirar em todos. Vários usuários retornaram sem a devida assistência.
O cabeleireiro Antônio Manuel dos Santos, de 45 anos, que mora no conjunto Village Campestre, procurou a UPA do Benedito Bentes pela manhã para ser atendido. Bastante debilitado, ele foi informado de que a unidade estava fechada e que deveria buscar atendimento em outro local. A negativa deixou o paciente sem saber para onde ir.
Cabeleireiro Antônio Manoel buscou atendimento na UPA
FOTO: EDUARDO ALMEIDAMaria Rosa da Silva explicou que o irmão é diabético e que o problema começou após uma infecção urinária. O atendimento era necessário para amenizar o sofrimento, segundo ela.
Diante da insegurança, a equipe médica se reuniu em assembleia para discutir quais medidas podem ser adotadas a partir de agora. São seis profissionais médicos que atuam pelo dia e três à noite. Em seguida, foi informada de que a Polícia Militar faria rondas no entorno periodicamente.
Reforço
O major Wagner Coutinho, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), confirmou que, a pedido do Comando de Policiamento da Capital (CPC), determinou que a cada uma hora uma viatura permaneça na porta da UPA por no máximo dez minutos. Segundo ele, a ordem é por tempo indeterminado (ou até que outra medida seja adotada para garantir a segurança patrimonial da unidade).
Por motivos de segurança, funcionários suspenderam atendimento
FOTO: EDUARDO ALMEIDA
A assessoria de comunicação da Organização Social que gerencia a UPA informou que foram enviados ofícios para o comando da PM.
Segurança
A cada uma hora, viatura fará rondas na UPA do Benedito Bentes
FOTO: EDUARDO ALMEIDA
Segundo a gestora, foram enviadas duas cartas para as secretarias de Saúde do Estado e do Município, relatando o acontecimento (a ameaça do usuário). "Não é a primeira vez que os profissionais sofrem algum tipo de ameaça. Mas, nós contamos com o um sistema de videomonitoramento que vai auxiliar na identificação dos suspeitos", revela.